terça-feira, novembro 10, 2009

CAMINHOS DA TEORIA DO CONHECIMENTO


CAMINHOS DA TEORIA DO CONHECIMENTO

O entendimento através da história, sobre a compreensão das influências de várias teorias do conhecimento estabelece parâmetros de avaliação, critérios de verdade, objetivação, metodologia e relação sujeito e objeto para os vários modos de conhecimentos diante da crise da razão que se instaurou no século XX e que há de se prolongar neste presente século, através dos desafios da construção de uma ética normativa compatível com as evoluções das descobertas e do conhecimento no campo científico.
Começamos por conceituar o conhecimento: Conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.
Na Grécia Antiga temos várias visões e métodos de conhecimento, Sócrates Estabelecendo seus métodos com a ironia e maiêutica. Platão com a Doxa que é a ciência baseada na Opinião. Aristóteles com a Episteme, a ciência baseada Observação ( Experiência ).
Teoria do Conhecimento na Antigüidade, podemos perceber que os Filósofos gregos deixaram algumas contribuições para a construção da noção de conhecimento: Estabeleceram a diferença entre conhecimento sensível e conhecimento intelectual. Estabeleceram diferença entre aparência e essência. Estabeleceram diferença entre opinião e saber. Estabeleceram regras da lógica pra se chegar à verdade
Na Teoria do Conhecimento na Idade Média, na Patrística temos a tendência da conciliação do pensamento cristão ao pensamento platônico, sendo seu grande expoente Santo Agostinho. Na Escolástica, temos a anexação da Filosofia aristotélica ao pensamento cristão, com o estreitamento da relação Fé e razão, sendo seu grande defensor São Tomás de Aquino. Com o Nominalismo Temos o final do domínio do Pensamento Medieval, com a separação da Filosofia da teologia através do esvaziamento dos conceitos. Sendo Duns Scotto e Guilherme de Oclkam, seu defesor trazendo sua navalha cortando tudo .
Na Teoria do Conhecimento na Idade Moderna surge a primeira Revolução Científica que trouxe várias mudanças para o pensamento, dentre as quais podemos destacar a mudança da visão teocentrista (Deus é o centro do conhecimento), para visão antropocentrista (o homem é o centro do conhecimento). O racionalismo de René Descartes, o Discurso do Método: A máxima do cartesianismo "Cogito ergo sun". O empirismo: John Lock a experiência. David Hume, a Crença. O criticismo kantiano: O conhecimento a priori: Universal e necessário. A herança iluminista: A razão.
Na Teoria do Conhecimento na Idade Contemporânea temos a Crise da Razão. O novo iluminismo de Habermas, razão crítica precisa fazer a crítica dos limites. Estabelecer princípios éticos. Vincular construção a raízes sociais.
A construção do conhecimento fundado sobre o uso crítico da razão, vinculado a princípios éticos e a raízes sociais é tarefa que precisa ser retomada a cada momento, sem jamais ter fim. O assunto é por demais amplo e muito bem discutido por vários filósofos. Nossa pretensão foi apensas de trazer uma reflexão através de um esboço sistemático da história do conhecimento. Deixamos para apreciação através de uma análise analítica e crítica os principais modos de conhecer o mundo e suas formas de abordagens para se chegar ao conhecimento verdadeiro.

Como Modos de Conhecer o Mundo, temos O Mito. A Filosofia. O Senso Comum. A Arte. A Ciência. E cada um possui um critério de verdade. A Fé. A Razão. A Cultura Ética e Moral. A Estética. A Experimentação. Com Objetivo de Dogmatismo, Doutrinamento e Proselitismo. Possuem a Razão Discursiva, busca estabelecer a Tradição Cultural, o Esteticismo a subjetividade do artista e do contemplador da arte. Objetividade de Comprovação de uma determinada tese de modo objetivo


A Metodologia que cada um utiliza é uma prova de uma só intenção: chegar ao conhecimento verdadeiro. A Experiência Pessoal. A Dialética. As crenças silenciosas, Ideologias. O gosto. A Observação. A Relação Sujeito-Obejto, acontece em vários campos: Relação Suprapessoal, onde a Revelação do Sagrado se manifesta (revela) sobrenaturalmente ao profano através do rito (Dramatização do mito, ou seja, da liturgia religiosa). Relação transpessoal onde a palavra diz as coisas. O mundo se manifesta pelos fenômenos e é dizível através do Logos. Relação interpessoal, onde a ideologia estabelecida pelas idéias dominantes e pelos poderes estabelecidos. Relação pessoal, onde a criatividade e a percepção da realidade do autor e a interpretação e sensibilidade do observador. Relação "impessoal", A isenção do cientista diante de sua pesquisa: O mito da neutralidade científica. O que nos deixa muito preocupados, por não sabermos o que realmente conhecemos, ou se conhecemos àquilo que estes meios nos permitem conhecer.

Marcilio Reginaldo

Um comentário: